O Rio na tela

No final de semana passado o filme Velozes e Furiosos no Rio desbancou a maior estréia do ano nos EUA, a animação Rio, do carioca Carlos Saldanha. O Rio está em alta mais uma vez e isso é mais um motivo de orgulho para a Pasárgada. Uma empresa carioca da gema.

Abaixo a reportagem veiculada em O Globo:

A produção "Velozes e furiosos 5 - Operação Rio" com Vin Diesel, sequência do filme de corridas de rua, desta vez ambientada em favelas do Rio de Janeiro, chegou ao topo de bilheteria nos Estados Unidos e Canadá foi a a maior estreia do ano ao arrecadar US$ 83,63 milhões no fim de semana. Enquanto isso, no exterior, o primeiro lugar ficou com a saga do deus do trovão "Thor".

Analistas da indústria esperavam que o filme ultrapassasse os 71 milhões de dólares arrecados no lançamento do filme anterior da franquia, lançado em 2009. A estreia do quinto filme também deu um novo impulso ao faturamento do seu distribuidor, Universal Pictures, e da indústria cinematográfica em geral. "Thor" arrecadou 83 milhões de dólares em 56 mercados estrangeiros, uma semana antes da adaptação da história em quadrinhos da Marvel estrear nos Estados Unidos.

No mercado internacional, o filme "Velozes e furiosos 5" faturou 45,3 milhões de dólares depois de estrear em 14 mercados, contra apenas quatro, na semana passada. Ele saiu em primeiro lugar em dez novos mercados, incluindo a Rússia, com 11,5 milhões de dólares, a Alemanha, com 10.2 milhões de dólares e a Espanha, com 6,3 milhões de dólares. Sua arrecadação total está em 81,4 milhões de dólares, só no âmbito internacional sem contar com a América do Norte.

O forte desempenho dos dois filmes de ação sugere que o verão será bom para os estúdios de Hollywood, que têm sofrido com um ano de arrecadações fracas até agora. As vendas de bilhetes nos EUA caíram 17 por cento e a frequência de público está 18 por cento abaixo da de 2010. A Universal, cujo controle passou recentemente para a Comcast Corp., teve o menor market share (participação de mercado) entre os seis maiores estúdios, no ano passado. Até agora, 2011 tem sido bom, graças à distribuição do desenho animado "Hop."


O BRASIL EM DESTAQUE
Com um custo de cerca de 125 milhões de dólares, "Velozes e furiosos 5" reúne os artistas da franquia, Vin Diesel e Paul Walker, em uma série de perseguições de carro pelas favelas do Rio de Janeiro.

O filme detonou com facilidade a marca antiga de melhor estreia do ano, no valor de US$ 39,2 milhões, alcançada há duas semanas pela animação "Rio", também ambientada na cidade. "Velozes e furiosos 5" é, no momento, o maior lançamento desde que "Harry Potter e as relíquias da morte - parte 1" estreou arrecadando US$ 125 milhões, em novembro do ano passado.

A franquia "Velozes e furiosos" começou em 2001 e chegou ao seu auge com o lançamento da continuação de 2009, que faturou 353 milhões de dólares no mundo todo.
Outros dois lançamentos fracassaram nos EUA neste fim de semana. A comédia teen da Walt Disney "Prom" ficou com o quinto lugar, arrecadando 5 milhões de dólares e a continuação do desenho "Hoodwinked Too! Hood Vs Evil", da Weinstein Co. ficou em sexto, com 4.1 milhões de dólares. Esperava-se que eles estreassem com um faturamento entre 7 e 9 milhões de dólares.

"Prom" é o primeiro filme a receber a luz verde do Presidente da Walt Disney Studios, Rick Ross, desde que ele assumiu o cargo, depois da reestruturação de outubro de 2009. O filme custou cerca de 8 milhões de dólares para ser feito. A Disney espera se sair melhor quando a sua quarta continuação de "Piratas do caribe" estrear no dia 20 de maio.

Weinstein, o estúdio bem administrado que está por trás do vencedor do Oscar de melhor filme, "O discurso do rei", disse que estava desapontado com a estreia de sua história de Hansel e Gretel, mas que ela corria um risco financeiro limitado. A empresa recebeu uma taxa de distribuição do produtor do filme, uma empresa administrada pelo magnata da vodca Maurice Kanbar.

O jornal Hollywood Reporter descreveu "Hoodwinked" como "um dos filmes de animação mais antipáticos e desnecessários do século, até agora".

Depois de duas semanas no primeiro lugar, "Rio" caiu para o segundo lugar, arrecadando 14,4 milhões de dólares: o total arrecadado pelo desenho animado da Fox subiu para 103,6 milhões de dólares. A Fox é uma empresa da News Corp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog