Sobre as redes sociais em 2013



A publicidade online vai muito bem, obrigada.
E não é que em meio a uma economia estagnada, a publicidade online continua crescendo? O dado foi anunciado recentemente em um estudo do Interactive Advertising Bureau, realizado com base nos números dos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, o investimento em publicidade online cresceu em 18% durante os últimos quatro meses do ano, alcançando a incrível quantia de U$ 9.3 bilhões. Nada mal.
Alô publicidade na TV: o Facebook vai invadir sua praia.
Não, o Facebook não vai começar a anunciar seus ~serviços~ na televisão. Mas, sim, ele está de olho no lucro que os anúncios em video podem trazer para a plataforma. Senhoras e senhores, preparem-se: suas timelines estão prestes a ser invadidas por anúncios em video. Detalhe polêmico: os anúncios, que farão sua estreia na versão desktop e mobile da rede durante o primeiro semestre de 2013, serão exibidos em autoplay. Ainda existem muitos detalhes a serem acertados – os videos terão 15 segundos de duração? Como vai funcionar o direcionamento? Como isso será cobrado? – Uma coisa é certa: a novidade promete dar o que falar.
Procurando um lugar diferente? O Facebook te ajuda. 
O Facebook continua sua saga pelo título de rede verdadeiramente SOCIAL. Em sua última atualização para plataforma mobile, a rede de Mark Zuckerberg introduziu a categoria “Nearby”, que vem para ajudar o usuário a descobrir novos lugares, baseado nas recomendações, dicas e opções “curtir” dos seus amigos. É, diga-me com quem conversas no Facebook que te direis para onde ir.
Facebook Collections: um novo tipo de post para o varejo.
No dia 19, o Facebook começou a segunda fase de testes para uma nova  funcionalidade que promete ser um sucesso entre os varejistas presentes na rede: “ Collections”.  Disponível na somente versão desktop, apenas para alguns parceiros selecionados, a nova opção de postagem permite que os usuários salvem os itens que querem e compartilhem com seus amigos na rede, atuando como porta-vozes da marca. Vale ficar de olho.
Quer ter certeza que sua mensagem vai chegar?
Você já deve ter reparado que a sua caixa de mensagens do Facebook se divide em duas categorias: “Entrada” e “Outras.” A primeira recebe mensagens enviadas por seus amigos mais próximos e pessoas com quem você tem mais contato no Facebook. Já a segunda é destinada a mensagens de outros usuários, com os quais você não costuma interagir tanto na rede. O sistema, que tende a evitar que sua caixa de entrada seja lotada por mensagens indesejadas ou spams, está prestes a mudar. 

O Facebook anunciou no ultimo dia 20 que está testando uma funcionalidade que permitirá que os usuários paguem uma pequena quantia para garantir que suas mensagens sejam entregues a caixa de entrada de seus amigos. A nova funcionalidade promete ser bastante útil para profissionais que trocam contato em conferências e empresas de recrutamento em busca de novos profissionais.
O lado “ruim” dessa notícia? Para habilitar o novo serviço, o Facebook teve que desabilitar a opção que permitia que os usuários recebessem mensagens apenas de seus amigos. Mas calma, calma, não entremos em pânico! A plataforma também anunciou an semana passada que irá lancer um novo sistema de filtro de segurança para as mensagens privadas. Agora, você terá duas opções: filtro básico ou filtro restrito. O filtro básico permitirá que os usuários recebam mensagens de seus amigos, amigos de seus amigos, mensagens de usuários dos aplicativos mobile da rede que tenham seu número de telefone (mas não necessariamente são seus amigos no Facebook) e mensagens de grupo incluindo amigos destes usuários.
Já o filtro restrito irá limitar a caixa de entrada apenas a mensagens enviadas por seus amigos e aquelas enviadas por usuários que paguem a garantia de envio da mesma.

Essa foi por pouco, Instagram!

O susto da semana foi um oferecimento do Instagram. Em uma notícia que circulou a Internet anunciando que, a partir do dia 16 de Janeiro, ele teria o direito de vender suas fotos e não, você não teria a opção de não aceitar isso. A notícia OBVIAMENTE, não agradou os usuários. Muitos preferiram apagar seu perfil a permitir que suas fotos fossem vendidas entre eles, ninguém mais ninguém menos que a National Geographic.
Com tanta polêmica, a rede tratou de correr e se explicar. Em uma atualização oficial dos seus Termos de Uso, criada com base no feedback dos usuários, anunciando que a sessão referente a publicidade estava voltando a seus termos originais, lançados junto com a plataforma em Outubro de 2010.
Além disso, foi publicado um comunicado deixando bem claro que:
“ O Instagram não tem, nem nunca teve a intenção de vender as suas fotos. Nós não somos os donos das suas fotos, vocês são.”
#TodosRespiramAliviados
Twitter Vs Instagram. O vencedor foi…
O Instagram. Muitos usuários não ficaram exatamente felizes quando a plataforma de compartilhamento de fotos decidiu retirar a função de visualização de fotos na timeline do Twitter. Como todos sabemos, os usuários gostam de facilidade e ter que sair de um aplicativo para visualizar suas fotos em outra plataforma não é uma experiência exatamente agradável.
A ideia por trás da decisão era simples: direcionar mais tráfego para o site do Instagram. Então, fica a pergunta: funcionou? Segundo a pesquisa realizada para nós pela Onavo, a resposta é sim e não.
Como pode ser visto no gráfico acima, o Twitter sempre foi uma plataforma muito utilizada para a vizualização do conteúdo postado pelos usuários no Instagram. Antes do dia 09/Dez, dia em que as mudanças entraram em vigor, cerca de 16% dos usuários visualizavam diariamente o conteúdo do Instagram postado no Twitter. Após a implementação da mudança, a visualização caiu para quase zero.

No entanto, a mudança parece não ter afetado o tráfego geral dos serviços, como pode ser visto no gráfico acima. Vamos acompanhar.
Twitter: 200 milhões de usuários ativos mensais.
E houve boatos que o Twitter estava na pior… Se um aumento de 60 milhões de usuários ativos nos últimos seis meses é estar na pior…
O dado foi anunciado em um tweet comemorativo, publicado pelo perfil oficial da rede:
É verdade que o Twitter ainda tem um longo caminho até a impressionante marca de um bilhão de usuários ativos do Facebook, mas o grande crescimento visto em 2012 mostra que a rede continua firme, forte e no caminho certo.


Pra finalizar um vídeo falando da atual situação das redes sociais na nossa vida atualmente e uma breve projeção para o ano que está para começar:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog