2 núcleos nos smartphones


Os smartphones com chips de dois núcleos foram uma das grandes novidades apresentadas na CES 2011 e no Mobile World Congress 2011, os dois eventos de tecnologia pessoal mais importantes do ano.

Motorola Atrix, LG Optimus 2X e Samsung Galaxy S II são apenas alguns dos aparelhos de nova geração que contam com chips de dois núcleos. E a Nvidia já anunciou que em breve terá chips com quatro núcleos para aparelhos móveis. Cada vez mais, essa tecnologia, já presente em PCs, chega também ao mundo móvel. A seguir, você conhecerá melhor as vantagens dos chips de vários núcleos.


História

Em meados de 2005 a competição de velocidade existente entre os fabricantes de processadores por meio do aumento do clock acima de 3,8 GHz chegou ao fim. Isto ocorreu porque velocidades superiores a esta consumiriam muita energia e gerariam muito calor, o que por sua vez exigiria sistemas de refrigeração mais caros.

A partir daquele momento o foco principal da disputa no mercado de PCs passou a ser a disponibilização de uma alternativa aos chips de um só núcleo. Foram lançados neste período os primeiros processadores com vários núcleos (conhecidos também como multicore) para usuários domésticos. A Intel começou com a linha Pentium D e a AMD com os chips Athlon 64 X2.

Inicialmente os testes de desempenho não demonstraram vantagens para os chips com vários núcleos. Isto ocorreu porque os sistemas operacionais e aplicativos da época não haviam sido criados para tirar proveito desta nova tecnologia. E também devido a velocidade do clock dos processadores de um único núcleo geralmente ser bem mais alta.

A principal diferença entre chips com um só núcleo e chips com vários núcleos está na forma como as tarefas são executadas. Nos chips com um núcleo determinada tarefa entra numa fila de espera para ser processada.

Devido à altíssima velocidade em que isto é feito, temos a impressão que tudo está sendo executado de uma vez só. Mas, com vários aplicativos abertos, é possível notar a limitação da arquitetura de núcleo único. Veja a figura abaixo, que demonstra a diferença da maneira de processar entre chips antigos e novos.

Em poucos anos os processadores com vários núcleos para PCs e notebooks se tornaram padrão de mercado. Hoje em dia é comum que os desenvolvedores criem softwares que aproveitam ao máximo os benefícios dessa arquitetura. Esses aplicativos ativam e desativam os núcleos dos processadores conforme a necessidade de processamento. Isso traz vantagens em termos de velocidade, calor gerado e energia consumida em relação à antiga tecnologia.


Smartphones com dois núcleos

Atualmente, a velocidade dos processadores móveis poderia até ser elevada a 3 GHz. No entanto, isso diminuiria drasticamente a duração da bateria e geraria também problemas de aquecimento. Para resfriar um processador com velocidade tão alta seriam necessários dissipadores de cobre e ventoinhas. A partir de 2011 a disputa multi-core foi iniciada entre os smartphones com o lançamento do LG Optimus 2x.

A empresa Strategy Analytics estima que, até o fim de 2011, 15% dos smartphones vendidos sejam de núcleo duplo e em 2015 esta fatia já tenha alcançado a casa dos 45%.

No início, as vantagens e desvantagens encontradas nos chips multicore em smartphones serão semelhantes as que ocorreram com os desktops e notebooks no passado. Porém os benefícios obtidos na prática com o aprimoramento desta tecnologia serão muitos. Por exemplo, será possível ouvir uma música sem engasgos enquanto se usa um programa de GPS. Jogos com gráficos mais complexos rodarão tranquilamente e também poderemos assistir a vídeos em streaming com boa qualidade.

Enfim, a tecnologia de vários núcleos não é uma revolução nos smartphones. Ela é, sim, uma evolução de performance na execução de múltiplas tarefas nestes dispositivos. O potencial é claro, mas estes processadores continuarão a concorrer por um tempo com os smartphones com chips de um núcleo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog