Celular X3 une teclado e tela sensível ao toque para usuários tradicionais


Aparelho da Nokia consegue combinar duas interfaces populares. Leve e com formato em barra, aparelho chega ao Brasil por R$ 500.

A Nokia lançou no último dia 29 no Brasil o celular X3 Touch and Type, aparelho em formato de barra com teclado e com tela sensível ao toque. Bem fino, leve, com 9,6 mm de espessura e 77 gramas, ele combina as duas interfaces populares na mesma plataforma.

Multimídia Apesar de o formato lembrar os bons e velhos Nokia, o X3 vem com suporte a Wi-Fi, 3G, Bluetooth, rádio FM e ainda uma câmera de 5 megapixels para capturar fotos e vídeos. Jogos O X3 vem com três jogos pré-instalados que utilizam a tela sensível ao toque: "Hip Hop Tour", "Memorize" e a versão móvel de "Guitar Hero 5". Serviços e aplicativos O aparelho da Nokia possibilita a configuração de até 10 contas de e-mail, como Hotmail, Gmail e de provedores locais, para atualização instantânea e visualização a qualquer hora e lugar. É possível, também, conversar com amigos por meio do Windows Messenger, Google Talk e Ovi Chat, além de interagir nas redes sociais como Facebook e Twitter. O acesso à Ovi Loja, loja de conteúdo da Nokia, permite que os usuários realizem o download de diversos aplicativos e jogos gratuitos e pagos.

Memória Para armazenar todos os aplicativos, músicas, jogos, além dos vídeos e fotos produzidos com a câmera, o aparelho possui memória interna de 50 MB e acompanha um cartão de memória MicroSD de 2GB, com suporte para até 32 GB.

Usabilidade No quesito "tocador de mp3", um pequeno deslize: ao retirar o fone de ouvido, o player não para a música e ela continua a ser reproduzida no auto-falante externo. Na hora de achar um aplicativo baixado da Ovi Loja, como o Nimbuzz, por exemplo (que, aliás, não funcionou direito, não permitindo alternar para o campo de digitação da senha), o usuário precisa deslizar a tela para baixo e navegar por menus nem sempre muito intuitivos. Para chegar até ele, os passos são: Menu / Aplicativos / Extras / Coleção. Seria mais simples se estivesse apenas sob Menu / Aplicativos.

A opção para travar o teclado ainda permanece a mesma, com o "famoso" Menu + asterisco. Entretanto, ganha um elemento dos aparelhos mais recentes: um botão específico para travar o teclado. Para destravar, basta tocar no botão Liberar. Não é necessário repetir a operação anterior.

Um ponto positivo é a facilidade e a velocidade para se chegar à câmera fotográfica. Com um ícone disponível na tela principal, em menos de 2 segundos o usuário já estará clicando o objeto de interesse. E ainda pode alternar para filmadora com um clique na tela.

Do mesmo modo que os smartphones, o X3 também permite colocar widgets ou atalhos para os principais aplicativos usados no aparelho, direto na tela inicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog