Facebook x Google - Guerra declarada


Mark Zuckerberg acaba de declarar guerra à Google anunciando uma ferramenta de busca interna que vai se valer do 1 bilhão de usuários do Facebook para dar resultados sobre lugares, fotos, pessoas e interesses. Trata-se da Graph Search, ou Busca Social, em português.

Diferentemente de uma busca comum na internet, ele não fornecerá links diretos para as pesquisas feitas dentro da rede social, mas usará as preferências e posts dos contatos do usuário para chegar a respostas. Por exemplo, numa busca sobre um restaurante chinês, os resultados serão a partir de locais onde os contatos do usuário fizeram check-in. A busca por uma música ou game seguirá lógica semelhante.

— Não estamos indexando a internet neste caso, estamos indexando nosso próprio mapa de conexões — disse Zuckerberg no anúncio. — A Graph Search, ou Busca Social, então, estará em constante mudança, com 1 bilhão de usuários, 240 bilhões de fotos, e 1 trilhão de conexões dentro do Facebook, que crescem aos trilhões todos dias.


“A busca social e a busca na web são muito diferentes”, disse o Facebook em comunicado sobre a novidade. “A busca da web é formulada para usar um grupo de palavras-chave (por exemplo: ‘hip hop’) e fornece os melhores resultados possíveis que correspondam às palavras-chave. Com a busca social você combina frases simples (por exemplo: ‘meus amigos em Nova York curtem o Jay-Z’) para ver o grupo de pessoas, locais, fotos ou outro conteúdo que tenha sido compartilhado no Facebook. Acreditamos que esses dois tipos de busca tenham usos muito diferentes”.

Cada pesquisa feita na nova ferramenta terá sua própria configuração de privacidade e a maioria do conteúdo não é público. “Desenvolvemos a busca social desde o início com a privacidade em mente, e a busca social respeita a privacidade e o público de cada conteúdo no Facebook”, dizem os desenvolvedores.

“A busca social aparecerá como uma barra de pesquisa maior no topo de cada página”, dizem os desenvolvedores. “Quando você pesquisar por algo, a busca determinará não apenas o grupo de resultados recebidos, mas também servirá como um título para a página. Você pode editar o título, e isso criará sua própria visualização personalizada do conteúdo que você e seus amigos compartilharam no Facebook”.

No momento, a Busca Social está disponível somente em inglês, e o usuário poderá pesquisar apenas um limitado conjunto de conteúdo no Facebook. Publicações e ações do Open Graph (por exemplo, reproduções de músicas) não estão disponíveis, e a equipe de desenvolvimento vai trabalhar para expandir os parâmetros nos próximos meses.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog